Agendamento do Seguro Desemprego



Um dos benefícios que mais contribui para a seguridade trabalhista do brasileiro é o seguro desemprego. Esse abono salarial serve para dar seguridade ao trabalhador que perdeu o emprego até que este seja capaz de iniciar em um novo emprego. O benefício, entretanto, não é pago automaticamente assim que o empregado é demitido: ele passa a ser pago somente depois de ser solicitado pelo trabalhador, e devido à grande procura pelo benefício que tem havido recentemente, é necessário antes fazer o Agendamento do Seguro desemprego.

como agendar o seguro desemprego

Agendar o Seguro Desemprego

O agendamento do benefício é feito pela internet, pelo portal específico do Ministério do Trabalho, conhecido como “Granulito”. O agendamento, assim, pode ser feito sem sair de casa, pelo portal com toda a comodidade possível: basta o trabalhador digitar os seus dados, escolher a cidade e o estado, e em seguida escolher a data de agendamento e o horário.

Veja também: Como agendar a carteira identidade;

Depois de agendado, basta aguardar e comparecer ao local estipulado no agendamento no dia e horário marcados. O agendamento é uma medida do Ministério do trabalho para evitar as finas no atendimento, já que a procura por esse benefício tem sido tão grande. Inicialmente, o agendamento do seguro desemprego está disponível apenas para as grandes e médias cidades do Brasil, mas espera-se que, gradualmente, o serviço vá sendo implantado também nos municípios menores e nas pequenas comunidades.

É importante lembrar que o seguro desemprego não possui datas fixas de pagamentos, como acontece PIS 2017, mas sim possui datas estabelecidas para cada pessoa de acordo com quando se deu entrada no benefício.

Como agendar o benefício pelo Ministério do Trabalho

O agendamento do benefício é feito pelo portal do ministério do trabalho, basta acessar o link a seguir, e fazer o seu agendamento. No portal do MTE, é possível agendar diversos serviços e benefícios, como o seguro desemprego, a emissão da carteira de trabalho e até a Homologação da Rescisão do contrato de trabalho.

agendamento seguro desemprego

Após acessar o link acima, você será levado diretamente para a página de agendamentos do benefício. Escolha primeiramente o Estado em que deseja ser atendido e em seguida o município do atendimento. Após, selecione o tipo de serviço. Normalmente, vão haver 3 opções:

  1. Emissão de carteira de trabalho estrangeiro – opção para estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil;
  2. Recursos do Seguro Desemprego – é a opção a ser marcada, no caso de agendar o seguro desemprego;
  3. Registro de empregado ou empregador – essa opção é para pessoas que desejam realizar a carteira de trabalho, ou se cadastrarem como empregadores perante o Ministério do Trabalho;passo a passo agendamento seguro desemprego

Uma vez selecionada a opção correta, clique em prosseguir. Nesse ponto, você terá de preencher dados mais completos sobre você, como CPF e data de nascimento. Também terá de cadastrar um telefone para contato, para que o Ministério do Trabalho, possa te contatar no caso de ter de realizar um novo agendamento.passo a passo agendamento seguro desemprego

Em seguida, basta conferir as datas de agendamento disponíveis para o benefício, e escolher um horário mais adequado. É necessário lembrar quem em cidades maiores, os horários para agendamento são muito disputados, portanto é necessário correr para agendar o seu.passo a passo agendamento seguro desemprego