Cadastro PIS



Com o começo de um novo ano, chega a hora de refazer os cadastros nos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, especialmente aqueles que são mais importantes para o trabalhador, como o Abono Salarial do PIS. Por isso, vamos lhe mostrar a seguir como fazer o cadastro PIS, que é uns dos grandes benefícios que os trabalhadores recebem anualmente e umas das formas de redistribuir renda do Governo Federal.

Cadastro PIS
Cadastro PIS – Saiba o que é necessário para se cadastrar no PIS

O que é o PIS

O PIS, também chamado de décimo quarto salário ou abono salarial, é uma contribuição que o Governo dá a alguns trabalhadores, que devem cumprir determinados parâmetros e devem estar com suas obrigações fiscais em dia.

Esse benefício é pago sempre no valor de 1 salário mínimo, e a data de pagamento do benefício é divulgada anualmente pelo Governo através da Tabela do PIS 2017.

Calendário PIS 2016
Calendário PIS 2017 – tabela de pagamentos do abono salarial

Quem tem direito ao PIS

Para receber o PIS, você deve trabalhar na mesma empresa a pelo menos dois anos, deve receber no máximo dois salários mínimos e sua empresa deve estar cadastrada no Rais (relação anual de integração social).

Existem também casos especiais de pessoas que ganham o PIS, sem precisar trabalhar, é o caso de pescadores em época de desova, pois, eles acabam sendo proibidos pelo Governo de pescar e com isso, acabam recebendo esse benefício.

Além dos pescadores, os trabalhadores rurais que forem encontrados em condições análogas ao trabalho escravo também recebem o PIS.

Cadastro PIS para Carteira de Trabalho

A única ocasião onde o trabalhador precisa realizar o cadastro no PIS é para tirar a sua carteira de trabalho. O trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o cadastro no Programa de Integração Social, recebendo assim o seu número do PIS.

Como se cadastrar no PIS

Para se cadastrar no PIS, o trabalhador empregado em uma empresa não precisa fazer nada, quem tem a obrigação de ir atrás disso é o empregador, que deve fazer a relação dos trabalhadores corretamente e entregar um documento no Ministério do Trabalho, especificando o número de trabalhadores que ele emprega e quanto terão direito ao PIS.

Quando esse cadastro é feito corretamente, o trabalhador irá receber o seu abano salarial, sem burocracia ou nenhum tipo de complicação.

Como receber o seu abano salarial

Existem três maneiras para receber o seu abano salarial, a primeira é em sua própria conta salário, para isso, deve-se ter conta na Caixa Econômica Federal é o próprio Governo dá um aumento no seu salário, na época do pagamento do PIS.

Uma outra maneira também bem pratica de receber esse benefício é em sua própria conta corrente, esse direito se dá, somente aos trabalhadores que tem uma conta na Caixa ou são correntistas desse banco.

Assim, na época do PIS, o dinheiro é depositado em sua conta corrente, e você não precisa fazer nada para que o dinheiro caia, apenas esperar a data correta para receber esse benefício.

Um último modo, esse um pouco mais trabalhoso, é retirar o seu próprio benefício, ou indo até uma agência da Caixa Econômica Federal, com o seu cartão Cidadão e um documento com foto, ou indo até uma Lotérica credenciada, a qual, também pode realizar esse tipo de pagamento.

E vocês, conheciam todas essas regras sobre o PIS? Já receberam esse auxilio alguma vez. Deixem seus comentários e participem do post.