CAIXA PIS 2017



O benefício PIS da Caixa Econômica Federal é talvez um dos mais importantes benefícios que o trabalhador brasileiro tem direito a receber. Pago anualmente no valor de um salário mínimo, esse salário extra – que para muita gente conta como um décimo quarto salário – ajuda muitos brasileiros a fecharem as contas para o final de ano. O Caixa PIS 2017 será pago em um calendário semelhante ao PIS de 2015, e pode ter já algumas mudanças nas datas de pagamento. Confira a seguir tudo sobre o Abono Salarial Caixa de 2017.

caixa PIS

Calendário Caixa PIS

O calendário de 2017 contém as datas de pagamento do abono salarial caixa do início ao final do ano de 2017. Por enquanto, a caixa econômica Federal anunciou apenas as datas de pagamento dos benefícios do início do ano, que são os benefícios residuais da tabela de 2016, que foi esticada para 2017.

Na primeira metade do ano, estes serão pagos entre os meses de janeiro e março, e estarão disponíveis até o dia 30 de junho de 2016 para saque do trabalhador. Quem não sacar o seu benefício até o dia designado perde direito de receber o abono Caixa PIS 2016. Você também pode consultar o PIS 2017 pelo portal da Caixa Econômica Federal, na página do Portal do Cidadão.

A partir do mês de julho, começam os pagamentos do PIS Caixa referentes ao período de 2016 propriamente dito, estes serão pagos entre os meses de julho e março do ano seguinte.

Calendário de pagamentos caixa PIS 2017

Como mencionado anteriormente, somente o calendário do primeiro semestre de 2017 está disponível por enquanto, que é referente ainda aos pagamentos de 2016 que foram atrasados. Se você não teve o seu benefício liberado em 2016, confira as datas para sacá-lo no início de 2017:

Tabela Caixa-PIS 2017-2018

Tabela do PIS 2016
Tabela do PIS 2017 – Calendário de 2016-2017

Caixa PIS: Quem tem direito?

Basicamente, o benefício é pago aos trabalhadores que se enquadrem em algumas categorias específicas do trabalhismo nacional. Para recebe-lo, é necessário que:

  • O trabalhador tenha, no ano anterior, trabalhado com a carteira assinada (emprego formal) por, no mínimo, 30 dias, para ter direito ao benefício;
  • Além disso, o trabalhador precisa ter ganho, no máximo, 2 salários mínimos por mês para ter direito ao Caixa PIS;
  • O emprego na qual trabalhou precisa ter sido prestado para pessoa jurídica (com CNPJ) e não pública (que não sejam órgãos do Governo);
  • É necessário ter inscrição no PIS há mais de 5 anos – a inscrição no programa é feita quando se faz a certeira de trabalho.

Caixa PIS – Como Sacar

Como o próprio nome do benefício sugere, ele pode ser sacado é agências da Caixa Econômica Federal, ou em postos de atendimento credenciados, como casas lotéricas, ou postos de atendimento do Caixa Aqui. Nas agências da caixa, o saque pode ser efetuado no atendimento, ou no caixa eletrônico.

  • No caso de saque no atendimento, você precisa portar seu cartão do cidadão e um documento de identidade OU a sua carteira de trabalho;
  • No caso de sacar o Caixa PIS no Caixa Eletrônico, você precisa somente de seu cartão do cidadão;
  • Em postos de atendimento, você precisará portar o cartão do cidadão e um documento de identidade com foto.