Como saber o número do PIS?



O número do PIS é um documento necessário para uma série de transações de caráter assistencial e trabalhista, como por exemplo para emitir o seu cartão do cidadão, para agendar o seguro desemprego, e para uma série de outros procedimentos. Porém, muitas pessoas não sabem onde esse número está localizado, em quais documentos, ou mesmo podem ter extraviado os documentos que possuem esse número, por isso hoje ensinaremos aqui como saber o número do PIS. Você vai descobrir inclusive como encontrar o número apenas com os números de outros documentos pela Internet.

como saber o número do pis

Quem tem o número do PIS?

Todos os trabalhadores que possuem a carteira de trabalho já possuem o número do PIS. Esse número é um dos pré-requisitos para fazer a CTPS, e é solicitada sua emissão na Caixa Econômica Federal.

  • Se você ainda não possui carteira de trabalho, terá de solicitar o PIS na Caixa Econômica Federal para emissão do número;
  • Se você já possui a carteira de trabalho, você já possui, portanto, esse número, e ele está impresso nas primeiras folhas do documento, junto com seus dados de identificação;

Documentos que possuem o número do PIS

Alguns documentos do cidadão possuem o número do PIS impressos em seu corpo, portanto a maneira mais prática de consultar esse número é simplesmente consultar esses documentos. Os principais documentos que possuem esses dados são:

  • CTPS – como mencionado, a carteira de trabalho é o principal documento a possuir esse número. Ele está impresso nas primeiras páginas da carteira junto com os dados de identificação do trabalhador, como NIS, ou como PIS/PASEP;
  • Cartão do Cidadão – outro documento importante do trabalhador brasileiro, o cartão é um documento essencial para saque dos principais benefícios do trabalhador, como seguro desemprego e abono salarial. O cartão é emitido na Caixa Econômica Federal, e o número impresso no cartão é justamente o número do PIS;
  • Cartão do Bolsa Família – O cartão do Bolsa Família, na prática, tem a mesma funcionalidade que o cartão do cidadão. A diferença é que normalmente as pessoas emitem o cartão do cidadão para sacar os benefícios trabalhistas, mas como muitos dos beneficiários do bolsa família 2017 são trabalhadores informais eles acabam nunca fazendo esse documento, portanto recebem um cartão à parte. Assim como no caso do cartão do cidadão, o número impresso no cartão do Bolsa Família representa o número do PIS do titular do cartão.

Como saber o número do PIS pela Internet

A consulta do número do PIS pela internet é feita pelo portal da Previdência Social, no link apresentado a seguir. Essa consulta não é muito prática, mas permite você recuperar o seu número do PIS no caso de você não ter nem o cartão do Cidadão nem do bolsa família, e tiver extraviado a sua carteira de trabalho.

agendamento seguro desemprego

Basicamente, para consultar o seu número do PIS, você terá que ter em mãos o seu CPF, e mais um documento de identificação, como RG, CNH, título de eleitor ou passaporte. Ao acessar o link indicado acima, clique na opção INSCRIÇÃO e em seguida em FILIADO, no canto superior esquerdo.

Você será levado a um formulário da Previdência para inscrição scial. Esse formulário também pode ser usado para descobrir o número do PIS: basta digitar os documentos indicados – todos os dados básicos e mais um documento complementar, e digitar o código da imagem de segurança no final da página.

Passo a Passo número do PIS
Passo a Passo número do PIS

Esse cadastro é usado para realizar a inscrição social, e como você já possui inscrição social – o número do PIS – ao preencher todos os dados, o site retornará uma mensagem de erro indicando o seu número do PIS – indicado aqui como NIT.