Consulta PIS 2017



O abono salarial é um benefício que ajuda a milhões de brasileiros todos os anos a fecharem as suas contas no final do mês. Muitas pessoas, porém, não sabem exatamente quais as regras para receber o PIS, ou muito menos que existe uma tabela do PIS 2017, por isso apelam diretamente para a consulta do PIS. Mas o que fazer quando o cidadão não sabe consultar o seu benefício? Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais maneiras de consultar o PIS 2017, pela internet, telefone e pelas agências, para facilitar a vida de quem busca sacar o seu abono salarial 2017.

consulta pis 2016
Consulta PIS 2016 – Aprenda a consultar o seu abono Salarial sem sair de casa!

Consultar o PIS por telefone

A consulta do PIS 2017 é, talvez, a maneira mais simples de saber se você tem direito a receber o benefício, se se o seu número NIS se enquadra no calendário do PIS 2017 para receber o benefício.

A consulta do PIS pode ser feita através da central de atendimento da Caixa, pelo número 0800 726 0207, de segunda à sexta, das 8h às 22h. A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de fixo quanto do celular. Através desse número podem ser consultados diversos benefícios pagos ao cidadão brasileiro, como o Abono Salarial, o Bolsa Família e até mesmo o fundo de Garantia.

Consulta PIS pela internet

Para consultar o PIS 2017 pela internet é outra maneira gratuita de consultar o seu benefício sem sair de casa. Ela pode ser feita através do portal do cidadão (confira o link abaixo), pelos cidadãos que tiverem em mãos o seu número do PIS – pode ser encontrado no cartão do cidadão ou mesmo na carteira de trabalho.

Portal do cidadão Caixa

Ao acessar o portal da Caixa Econômica Federal, você será solicitado a preencher o seu NIS e a senha usada para a internet. Caso você nunca tenha usado esse serviço pela internet, você precisa clicar no botão “cadastrar senha”, logo abaixo, e criar uma senha para acessar o portal do cidadão. É importante ressaltar que a senha usada nesse campo NÃO É a senha do caixa eletrônico da caixa, pois a senha da internet serve unicamente para realizar consultas do benefício.

interface portal Caixa
Interface de acesso do portal do Cidadão Caixa

Consultar o PIS em agências bancárias

Outra forma de consultar o benefício é indo diretamente nas agências bancárias, mas aí você perde as facilidades da consulta sem sair de casa, que são feitas pelo telefone e pela internet. No banco – Caixa Econômica Federal, exclusivamente – a consulta pode ser feita tanto no caixa eletrônico quanto no atendimento pessoal.

No caixa Eletrônico

No caixa Eletrônico, você realiza a consulta PIS 2017 com o seu cartão do cidadão. Você poderá consultar o saldo do seu benefício, e caso esse já esteja disponível para o saque, você pode sacar o benefício, ou transferir ele para sua conta corrente ou poupança da Caixa Econômica Federal

No atendimento Pessoal

No atendimento pessoal, apesar de normalmente contar com mais filas, é possível realizar o saque e a consulta do PIS sem o cartão do cidadão, mas você precisará ter, nesse caso, a sua carteira do trabalho em mãos.

Consultar o PIS em Lotéricas

A consulta do benefício em lotéricas é extremamente simples e rápida: basta que o trabalhador esteja em posse do seu cartão do cidadão – documento que pode ser feito em agências da Caixa Econômica Federal sem custo adicional, e peça no atendimento da lotérica para saber se o seu pagamento já foi liberado ou não. No caso do seu pagamento já estar disponível, você já pode realizar o saque do benefício no ato da consulta e já levar o seu dinheiro para casa.

Lembrando que o valor do PIS é sempre de 1 salário mínimo da data em que o pagamento foi liberado, ou seja, para o ano de 2016, o valor do PIS será de R$ 865,50.