PASEP 2017 – 2018



Enquanto para trabalhadores de empresas privadas é destinado o PIS. Para os servidores de empresas públicas que recebem no máximo o valor de dois salários mínimo é fixado o PASEP. Embora muitas vezes sejam visto escrito junto, os dois benefícios se diferem muito um do outro. Para o trabalhador ter direito ao PASEP 2017 é preciso que fique bastante atento. Portanto, com este objetivo fizemos um artigo que promete retirar todas suas dúvidas sobre o assunto.

PASEP 2016
PASEP 2017 – Calendário PASEP, consulta PASEP 2017

Tabela do PASEP 2017

A tabela divulgada neste ano ainda é referente ao calendário de 2015. Devido ao ajuste fiscal, o PASEP dos servidores com finais 5, 6, 7, 8 e 9 não foram efetuados. Os servidores que ficaram sem receber seu PASEP no ano passado possuem uma vantagem: receberam com valor referente ao salário mínimo 2017. O valor estabelecido é de cerca de R$ 880.

Confira a tabela do pagamento do PASEP 2017:

Tabela PASEP 2016
Tabela PASEP 2017 – datas de pagamento do PASEP 2017

Já a tabela referente ao segundo semestre do PASEP ainda não foi divulgado pelo Governo. A especulativa é que isto venha acontecer em maio ou junho.

O que é o PASEP 2017

O PASEP 2017 é um benefício gerido pelo Ministério do Trabalho com objetivo de integrar a vida do trabalhador ao desenvolvimento da empresa, além de fazer uma melhor distribuição de renda em território nacional.

Embora muitas pessoas escrevam os dois juntos, o PIS e PASEP são totalmente diferentes. Enquanto um é destinado a pessoas com serviços em empresas privadas, o outro é destinado a servidores públicos.

Os dois também se diferenciam no momento do pagamento. O PIS é pago unicamente pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é distribuído aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.

O valor do PASEP 2017 é definido conforme a cotação do salário mínimo. A quantia a ser paga é referente à um salário mínimo, no caso, R$ 880.

Quem tem direito ao PASEP 2017

Não são todos os trabalhadores que tem direito ao PASEP 2017. Muito pelo contrário, ele deve-se encaixar nas três diretrizes definidas pelo Governo Federal e o Banco do Brasil – um a menos que o PIS, são elas:

  • Ter a remuneração mensal de, no máximo, dois salários mínimos;
  • Ter o cadastro no PASEP por um período de até ou mais de 5 anos;
  • Ter trabalhado no ano anterior ao recebimento por, no mínimo, 30 dias, podendo ser consecutivos ou não.

Como sacar o PASEP 2017

O Pasep 2017 pode ser sacado em agência do Banco do Brasil. Caso já seja cliente do BB faça averiguações no seu extrato de sua conta corrente. Quem já possuir algum vínculo com a instituição bancária, o benefício pode cair diretamente na conta.

Caso esta não seja sua situação, o saque do benefício deve ser feito nos caixas de atendimento das agências bancárias. O servidor deve levar os documentos de identificação (carteira de identidade, por exemplo) e a carteira de trabalho.