PIS 2017 – 2018



Para o trabalhador brasileiro, da indústria e do comércio, o abono salarial é talvez o mais importante dos benefícios pagos pelo ministério do trabalho durante o tempo em que o trabalhador permanece na ativa. Esse benefício foi criado já há várias décadas, e ajuda o empregado a complementar a sua renda anual, especialmente para o fim do ano, quando surgem mais contas para pagar, como seguro e impostos. O PIS 2017 tem algumas novidades, em especial a nova tabela de pagamentos, que será feita diferente de como se tinha sido feito até então.

Os trabalhadores que antes recebiam os seus benefícios por volta dos meses de novembro e dezembro, agora receberão o seu benefício nos primeiros meses do ano seguinte, com o valor reajustado de acordo com o valor do salário mínimo vigente. Vale lembrar que o valor do PIS é sempre de 1 salário mínimo vigente na época em que o pagamento do benefício foi liberado.PIS 2016

Tabela do PIS 2017- Calendário do PIS

O calendário de pagamentos do PIS 2017 – tabela PIS – é talvez a maior novidade desse benefício. AS mudanças foram feitas especialmente para garantir que o Governo Federal tivesse capacidade de honrar o pagamento de todos os trabalhadores em tempos de crise econômica tão severa no país.

A nova tabela tem os pagamentos do abono salarial 2016 divididos entre os meses de julho e março do ano seguinte, ou seja, da mesma forma como já aconteceu com o PIS 2016. Os beneficiados do PIS 2016 que ainda não tiveram o seu pagamento efetuado terão a oportunidade de sacar o seu benefício nos primeiros meses de 2016. Já o pagamento do PIS 2017, propriamente dito, começa a ser liberado em parcelas a partir do mês de julho.

Os trabalhadores que recebiam sempre o pagamento do benefício no mês de julho, terão seu pagamento efetuado sem nenhuma alteração, já os últimos beneficiados, que até 2014 usualmente recebiam nos meses de novembro e dezembro de cada ano, agora passarão a receber o benefício entre janeiro e março do ano seguinte, uma forma do Governo para tentar fechar o orçamento anual, jogando parte do orçamento para o ano seguinte.

Confira abaixo a tabela de pagamentos do PIS 2017 para o primeiro semestre do ano (referentes ainda ao calendário de 2016, que deixou de ser pago até dezembro)

Tabela PIS 2016-2017

Confira a seguir a tabela de pagamentos do PIS para os meses de janeiro a março de 2017. Vale lembrar que o pagamento do Abono Salarial de 2017 é pago para os trabalhadores de acordo com o mês de nascimento. O pagamento é feito em agências da Caixa Econômica Federal – mesmo banco responsável pelos pagamentos do Bolsa Família 2017.

Tabela do PIS 2016
Tabela do PIS 2017 – Calendário de 2016-2017

Como saber se tenho direito ao PIS?

O abono salarial do trabalhador é um benefício pago a todos os brasileiros, trabalhadores do setor privado que se enquadrem em algumas categorias importantes estabelecidas pelo ministério do trabalho para a elegibilidade de receber ou não o benefício. Para estar apto a receber o PIS 2017, o trabalhador precisa:

  • Trabalhar no ano anterior por pelo menos 30 dias com carteira assinada;
  • Ter inscrição no por mais de 5 anos;
  • Receber vencimentos mensais no valor máximo de 1 salário mínimo;
  • Ter seu nome informado na RAIS da empresa que o empregou.