PIS PASEP 2017 – 2018



Entre todos os benefícios pagos ao povo Brasileiro, um dos mais importantes e mais essencial para quem trabalha para construir o país é o abono salarial do Trabalhador. Esse benefício é pago a qualquer trabalhador que tenha cumprido, no ano anterior, um período de pelo menos 30 dias com carteira assinada. Existem pelo menos duas modalidades de benefícios pagos, conhecidos como PIS PASEP. Cada um dos dois benefícios possui regras distintas para o seu recebimento, embora ambas funcionem praticamente com o mesmo propósito. È de conhecimento geral, porém, que o PIS PASEP 2017 possui algumas diferenças do pagamento feito nos anos anteriores, por isso vamos esclarecê-las a seguir.

abono salarial 2017
Abono salarial 2017 – Confira já o seu

Tabela de Pagamentos PIS PASEP 2017

A principal diferença para quem sempre recebeu o benefício entre os meses de Julho e Dezembro é a mudança na tabela de pagamentos do benefício. As tabelas de pagamento tanto do PIS 2017 quanto do PASEP 2016 sofreram um atraso, por conta da necessidade do Governo de ajustar suas contas e gastos, por isso, os pagamentos da tabela do PIS que antes ocorreriam de Julho a Dezembro de 2017, agora ocorrerão de Julho a Março de 2017. O mesmo certamente ocorrerá com a tabela de pagamentos do PASEP 2017, uma vez que os benefícios são tão semelhantes.

Tabela de pagamentos do PIS 2017

A tabela do PIS 2017 será realizada em duas etapas: No primeiro semestre ocorrem os pagamentos do benefício do abono salarial de 2016. Os benefícios que não terminaram de ser pagos no ano anterior serão pagos entre os meses de Janeiro e Março, conforme a tabela a seguir:

Calendário PASEP 2017
Calendário PASEP 2017 – confira as datas de pagamento do Abono Salarial do servidor público

Já os pagamentos que dizem respeito efetivamente ao período de 2017 devem ser pagos a partir de julho apenas, se estendendo também até março do ano seguinte. É válido lembrar que, segundo o ministro da fazenda, os benefícios pagos de acordo com o valor do salário mínimo vigente no ato da liberação do pagamento, portanto, os abonos liberados em 2018 terão já o valor reajustado de acordo com o valor do mínimo de 2018.

Tabela de pagamentos do PASEP 2017

De maneira muito semelhante ao PIS, o pagamento do PASEP também foi atrasado para ser pago somente no primeiro semestre do ano seguinte. No início de 2017 serão pagos os quatro últimos dígitos do número do PASEP de 2016. Os valores do PASEP nesse período também serão reajustados de acordo com o valor do novo salário mínimo de 2017.

Calendário PASEP 2016
Calendário PASEP 2017 – confira as datas de pagamento do Abono Salarial do servidor público

Em compensação, a tabela para os pagamentos do PASEP 2017 a partir de julho ainda não possui definição, e deve ser divulgada apenas em Maio. Lembrando que o PASEP é pago pelo Banco do Brasil, e o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, e ambos podem ter datas de divulgação diferentes por conta disso.

Quem pode receber o PIS PASEP 2017

É necessário:

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior com carteira assinada;
  • Ter cadastro no PIS PASEP há mais de 5 anos;
  • Salário mensal menor ou igual a 2 salários mínimos.